Páginas

Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

D.Dinis-A Quem Chamaram o Lavrador-Cristina Torrão

Livros
D. Dinis, foi o sexto monarca português e marcou profundamente a consolidação do reino através dos seus quarenta e seis anos de governação.
Filho de D.Afonso III e de D.Beatriz de Castela.A doença do seu pai preparou-o bem cedo para governar.Foi aclamado em Lisboa em 1279,para iniciar um longi reinado,inteligente e progressivo.
Fundou a primeira universidade portuguesa,substituiu o latim pela língua portuguesa nos documentos oficiais, reformou quase todos os castelos,Salvou a Ordem dos Templários(Que fugiram do Suplício e da Morte em França)em Portugal,passando a chamar-lhes Ordem de Cristo,um diplomata íncrivel,admirado até pelo pelo Papa,desenvolveu as feiras,incrementou a agricultura, a pesca e o comércio,amante da poesia e da música, ficou imortalizado pelos seus cantares.
A sua corte foi um dos centros literários mais notáveis da Península.
Mas a tragédia também assolou a sua vida...primeiro foi o conflito armado com o irmão,no final da vida,a dilacerante guerra com o seu próprio filho herdeiro.A seu lado,estava uma rainha de excepção, Isabel de Aragão, com a qual nem sempre as relações foram fáceis,pois também era amante de belas mulheres...

Sem comentários:

Enviar um comentário