Páginas

Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rainhas Medievais Portuguesas de Ana Rodrigues Oliveira

Historia

Diversos

De D. Teresa de Leão e Castela que,embora filha de rei e mãe de rei,foi casada com um conde e um condado governou,passando por D. Isabel de Aragão,a Rainha Santa,D. Inês de Castro,falecida antes da entronização do seu amado D. Pedro I,a D. Filipa de Lencastre mãe da Ínclita Geração,até D. Leonor, mulher do rei D. João II, a historiadora Ana Rodrigues Oliveira traça o retrato das 17 rainhas medievais de Portugal.
Numa época em que as fontes escasseiam,os silêncios e as omissões são frequentes e em que as mulheres, mesmo sendo rainhas,eram vistas através,e em função, dos seus maridos,os reis,Ana Rodrigues Oliveira, baseada numa pesquisa exaustiva e numa investigação rigorosa,consegue trazer-nos as biografias destas mulheres,desvendando o seu papel,a sua acção,o seu sentir e a sua voz no fluir dos acontecimentos da sua família, da sua corte,dos seus reinos de nascimento e de casamento.
Nesta obra original e única ficamos a conhecer estas mulheres que deixaram marcas no imaginário dos Portugueses,e através delas viajamos ao longo de quatro séculos de um período fascinante da História de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário