Páginas

Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Fim do Império Romano de Adrian Goldsworth

Historia

Diversos

Se há um facto que as pessoas conhecem do Império Romano é que ele caiumas de que forma?
Foi no ano 476 d.C. que Rómulo Augusto,o último Imperador do Ocidente,foi deposto e enviado para um exílio confortável.Por essa altura,já a maioria das províncias do Ocidente tinha sido devastada pelos senhores da guerra germânicos.O mesmo destino abatia-se,agora,sobre Roma.
Como é que esta superpotência entrou em decadência e desapareceu é uma das grandes questões da História,uma porta aberta para compreendermos a ascensão e queda de outros impérios e países ao longo da História e daí retirar importantes lições para os dias de hoje.
Esta épica história começa com a morte do imperador Marco Aurélio, em 180 d.C., quando Roma era, ainda,a única superpotência mundial e continua com uma longa e lenta decadência que atravessa o caos do século III,o Cisma do século IV e termina no século V com o colapso final.

Baseado numa rigorosa investigação, em textos da época e usando os mais recentes dados arqueológicos, o historiador Adrian Goldsworthy recria com perícia e vivacidade os últimos e violentos momentos do mundo romano.


Adrian Goldsworthy estudou no St. John’s College Oxford e leccionou em várias universidades. Publicou diversas obras como The Roman Army at War, Roman Warfare, The Punic Wars (publicado como The Fall of Carthage em livro de bolso), Cannae. A Esfera dos Livros editou em Portugal a obra Os Generais Romanos, que se encontra já em 2. ª edição, e César, A vida de um colosso. Esta última foi escolhida pela Society for Military History para o Distinguished Book Award para biografia e memórias de guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário